quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fórum Mulher - Relatório da Bahia


EM SALVADOR/BAHIA, 19/09/2009, ACONTECEU 1º FÓRUM MULHER.

Lúcia Muniz – Lafs/BA

O Movimento Apostólico de Schoenstatt, através da Liga Apostólica Feminina – Lafs/BA realizou o 1º Fórum Mulher, em Salvador/ Bahia/Brasil, no Teatro do Colégio São José, em 19 de setembro de 2009.

Os Desafios do “Ser” Mulher no Mundo Contemporâneo, tema do Fórum, objetivou reunir mulheres que veem em Maria a mulher por excelência, a criatura humana mais extraordinária do universo. A obra prima de Deus. O Fórum refletiu sobre a dignidade, missão e vocação da Mulher na sociedade moderna, a luz dos princípios evangélicos, com destaque para a Carta Mulieres Dignitatem, do Papa João Paulo II e os fundamentos pedagógicos da Pedagogia Mariana do Pe Kentenich.

Foi um dia singular e plural na vida de 300 mulheres baianas: médicas, enfermeiras, advogadas, juízas de direito, psicólogas, professoras, donas de casa, estudantes, pedagogas, religiosas de várias congregações que se reuniram para exaltar Maria e vê-la como Mãe, Rainha, Educadora e modelo de Mulher.

Na programação pensada os destaques foram para a vivência de abertura, uma exaltação à Maria realizada por Stephanie e Isabelle, apostolas de Maria, filhas do casal Raulino e Ana Mônica da Liga das Famílias, seguida de uma apresentação em GR, dança apresentada por alunas do Colégio São José, onde a vida foi à mensagem, criação e dom de Deus; a conferência Magna: Os desafios do “Ser” Mulher no Mundo Contemporâneo. Dignidade, Missão e Vocação da Mulher proferida pela Ir Maria da Graça Henriques deixou ecos no coração das mulheres presentes.

O Fórum Mulher também, num segundo momento, veiculou um breve documentário – A Sétima Morada. Santa Edith Stein -, e um painel com o tema: A Mulher e as Profissões: saúde, justiça, educação, música e teologia. Dignidade e Ética nas relações de trabalho, com a participação da Drª Cláudia Galvão, Drª Ana Conceição Barbuda Ferreira, Profª Lúcia Muniz, Profª Heloisa Leone e Profª Geni Hoss.

Para coroar esse dia especial, Dom João Carlos Petrini, Bispo – Auxiliar, da Arquidiocese de São Salvador celebrou a Santa Eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário